14.7.18

Viagem à Índia do Yoga 2019, de 29 Janeiro a 13 Fevereiro (3ª edição), c/ Gonçalo Correia e Marco Peralta


APRESENTAÇÃO E OBJECTIVO
A Índia é mencionada em livros, artigos, programas de tv, aulas, workshops, cursos de Yoga, etc, como o berço do Yoga. Mas de entre tantas referências o que é que se pode considerar fidedigno? Que autores e professores aprenderam directamente com yogis e yoginis na Índia? Como vivem e o que é que praticam? Que visão e interpretação têm do Yoga?
O objectivo desta viagem é praticar, estudar, vivenciar e conhecer o Yoga e as suas raízes. Não numa perspectiva turística mas com o intuito de ter uma experiência pessoal e real do Yoga como é vivido e praticado actualmente na Índia, aprendendo directamente com yogis que mantêm a tradição viva, perpetuando o estilo de vida yoguico nos mesmos locais desde à milhares de anos.  
Numa época em que existem mais escolas, comunidades, professores de Yoga no Ocidente do que no Oriente, que relevância/importância continua a ter ir à Índia no contexto do Yoga?
O Convite é para vires e experienciares por ti mesmo a resposta a esta questão!
Além do aprofundamento do yoga sadhana e do benefício de podermos estar juntos e partilharmos o mesmo objectivo nesta viagem, a intenção é também manter um espírito de peregrinação num sentido mais pessoal de parar, reflectir e meditar sobre a tua própria Existência. 
Iremos permanecer principalmente na zona de Rishikesh, que fica situada no sopé dos Himalaias, às margens do rio Ganges e rodeada por montanhas. É um local muito relaxante e agradável com imensos templos, ashrams, escolas de Yoga e grutas. Apesar do número de visitantes aumentar todos os anos, Rishikesh continua a ser um local de referência e de eleição para quem se dedica ao estudo e prática de Yoga, Meditação e Vedanta. 
Nos cafés e restaurantes encontramos viajantes como nós, nas ruas cruzamo-nos com a população local, sem esquecer as livrarias na lista de pontos de encontro e verdadeiras bibliotecas de Yoga! Em todos estes locais cria-se empatia e as conversas vão parar quase sempre... ao Yoga, espiritualidade, sentido da vida e auto-conhecimento! Aqui as conversas banais são incontornavelmente... sobre Yoga!   
Termos estado na Índia pela primeira vez à cerca de 15 anos atrás, e em Rishikesh em particular, teve um impacto grande em nós, na nossa prática e forma de ver o Yoga. 
Queremos partilhá-lo convosco!

GONÇALO CORREIA
Senior Yoga Teacher pela Yoga Alliance Professionals.
Conheceu o Yoga e a Meditação em 1997. Fez formação em Yoga em 2003 e em 2004 fez a primeira viagem à Índia. Voltou nos anos seguintes, perfazendo um total de mais de 1 ano de prática de Yoga e estudo intensivo.  
Dá aulas de Yoga há 17 anos no Porto e actualmente no seu centro Yoga Kshetra, juntamente com a sua companheira Lídia Marques. Dedica-se também à formação e colaboração com outros colegas. 

MARCO PERALTA 
Senior Yoga Teacher pela Yoga Alliance Professionals. 
Dedica-se ao estudo e prática do Yoga desde 1996 e começou a ensinar à cerca de 22 anos. Fez formação em Portugal, Brasil, Inglaterra, Grécia e Índia em vários estilos de Yoga.
Autor dos cd's: Yoganidrá - Descontração Profunda e Sê Quem Tu És - Meditações Guiadas. Atualmente dedica-se principalmente a formar novos Professores de Yoga e Meditação e a escrever para futura publicação, sobre os temas: Yoga, Consciência, Não dualidade e Meditação.

PROGRAMA INDICATIVO
- Estadia de 2 dias em Ashram tradicional com um Swami de linhagem Shivananda e Satyananda (Bihar School of Yoga). Vivência de vida em ashram, prática e estudo diário de yoga, karma yoga, satsanga e meditação. Experiência directa do funcionamento e rotina de uma comunidade yogi dos Himalaias.
- Experiência de 3 dias de Hatha Yoga com um Yogacharya segundo o método Iyengar. Uma das maiores e mais sérias referências da zona de Rishikesh. O Centro de Yoga prima pela simplicidade e sinceridade da ciência do Yoga.
- Visita e satsangas com um Sadhu com experiência de mais de 40 anos a viver numa gruta. Uma das formas mais ancestrais de viver e aprofundar a prática do Yoga e Meditação com o objectivo do auto-conhecimento.
- Visita a templos, grutas, museus, livrarias e ashrams de relevância.
- Participação em rituais (arati), pujas e satsangas na tradição do Advaita Vedanta e Jñana Yoga.
- Um dia livre; tempo para exploração pessoal.
- Palestra com Professora e Yogini de renome na tradição do Tantra.
- Acompanhamento, práticas e sat sangas com os professores Gonçalo Correia e Marco Peralta.
- Poderão surgir outros encontros com yogis e yoginis durante a viagem. A Índia também é isso: o inesperado e o efeito surpresa.

Nota:
O programa está sujeito a alterações.
Conhecemos pessoalmente todos os professores, sadhus, swamis e sannyasins com os quais vamos estar, praticar e estudar.

ITINERÁRIO RESUMIDO
(16 dias / 16 noites)
28 Jan: Saída de Portugal

29 Jan: Chegada a Delhi
30 Jan: Delhi / Rishikesh
5 Fev: Rishikesh/Haridwar/Rishikesh
12 Fev: Rishikesh / Delhi

14 Fev: Saída de Delhi (e chegada a Portugal)

O programa da viagem realiza-se na Índia, entre 29 de Janeiro e 13 de Fevereiro de 2019, logo as viagens de avião deverão acontecer um dia antes do programa e um dia depois do programa, como está exemplificado no itinerário resumido.

MAIS INFORMAÇÕES:
yogakshetraporto@gmail.com
www.yogakshetra.blogspot.com

ORGANIZAÇÂO:
Yoga Kshetra

Sem comentários:

Enviar um comentário