As seis (shat) acções (karma) purificadores têm como propósito restabelecer o equilíbrio dos 3 humores (doshas): ar e espaço (vata), fogo e água (pitta), terra e água (kapha). Por outro lado, criam harmonia entre duas correntes pranicas importantes, idá e pingalá. Quer o Ayurveda como o Hatha Yoga referem que quando isso é conseguido, saúde e bem-estar físico, mental e emocional reflectem-se na nossa vida.
.
Mas será mesmo necessário praticá-las? São os próprios hatha yogis que colocam e respondem a esta questão.
.
As técnicas são: dhauti, vasti, neti, nauli, trátaka e kapálabhati. As duas primeiras serão apenas alvo de reflexão e as outras quatro serão praticadas e vivenciadas. O neti purifica as cavidades nasais do excesso de mucosidade, o nauli massaja intensamente os orgãos internos, o trátaka limpa e tonifica os músculos, globos e nervos oculares, o kapálabhati purifica as vias respiratórias, promove uma boa oxigenação do cérebro e revigora os orgãos internos.
.
Como diz no Hatha Yoga Pradípika (1.67): "O sucesso (siddhi) surge a quem se empenha na prática (kriyá). Sem praticar ou simplesmente lendo livros (shástra) nunca poderemos obter sucesso no Yoga."
Hari OM
--Investimento: 14 euros
Confirme a sua presença!
.
Sem comentários:
Enviar um comentário