HISTÓRIA
No Reino todos se preparavam para a coroação de Sri Rama como Príncipe Regente de Ayodhya. Mas ao contrário do que seria natural, o escolhido foi Bharatta, filho de Kaikeyi, a esposa mais jovem do Rei Dasharatha e madrasta de Rama. O Rei foi levado a tomar esta decisão porque a Rainha Kaikeyi o lembrou de uma promessa antiga, do tempo em que os príncipes ainda eram crianças. Os protestos surgiram, inclusive do próprio Bharatta que lançou duras críticas à atitude de sua mãe. Ele tinha pelo irmão grande estima e admiração. Todos no reino tinham.Perante esta situação e para preservar a palavra de seu pai, que apesar de tudo era reconhecido como um rei justo e bondoso, Rama partiu para o exílio na companhia de Sitadevi sua esposa, e do inseparável irmão, Lakshmana.
E assim passaram a viver na floresta de Dandaka, um local de difícil acesso, mas onde apesar da simplicidade, viviam felizes, tranquilos e na mais perfeita harmonia.
Acontece que de tempo em tempo era frequente alguns demónios (rakshasas), perturbarem não só ambiente nas florestas como a própria população que lá vivia. Eles usavam de tudo, desde a sua figura repugnante para assustar as pessoas, poderes mágicos para manipular a mente, levá-las à loucura e à morte, etc. Ora, quando Rama tomou conhecimento disso, passou a protegê-las bem como aos animais da floresta.
Nessa altura reinava no Sri Lanka o líder dos demónios, o terrível e ardiloso Ravana. Ele era poderoso quer em força física quer em poderes mentais. O seu reinado era tudo menos justo e pacífico. Por essa razão, como veremos, ele tornou-se o principal adversário de Rama. Incomodado pela invulnerabilidade e poder de Rama, o próprio Ravana em pessoa decidiu ir à floresta disfarçado de sacerdote (brahmana). Mas quando viu Sita sentiu desejo em possuí-la, torná-la sua esposa e por isso raptou-a à força, levando-a consigo para Lanka. Rama e Lakshmana aperceberam-se do embuste, mas já tarde. Entretanto contam com a ajuda do Rei dos macacos Sugriva e seu ministro Hanuman, organizando um exército para resgatar Sita.
E isto é apenas o início...
Sem comentários:
Enviar um comentário