28.6.17

Viagem à Índia do Yoga, Fevereiro 2018


APRESENTAÇÃO E OBJECTIVO
A Índia é mencionada em livros, artigos, programas de tv, aulas, workshops, cursos de Yoga, etc, como o berço do Yoga. Mas de entre tantas referências o que é que se pode considerar fidedigno? Que autores e professores aprenderam directamente com yogis e yoginis na Índia? Como vivem e o que é que praticam? Que visão e interpretação têm do Yoga?
O objectivo desta viagem é praticar, estudar, vivenciar e conhecer o Yoga e as suas raízes. Não numa perspectiva turística mas com o intuito de ter uma experiência pessoal e real do Yoga como é vivido e praticado actualmente na Índia, aprendendo directamente com yogis que mantêm a tradição viva, perpetuando o estilo de vida yoguico nos mesmos locais desde à milhares de anos.  
Numa época em que existem mais escolas, comunidades, professores de Yoga no Ocidente do que no Oriente, que relevância/importância continua a ter ir à Índia no contexto do Yoga?
O Convite é para vires e experienciares por ti mesmo a resposta a esta questão:-)
Além do aprofundamento do yoga sadhana e do benefício de podermos estar juntos e partilharmos o mesmo objectivo nesta viagem, a intenção é também manter um espírito de peregrinação num sentido mais pessoal de parar, reflectir e meditar sobre a tua própria Existência. 
Iremos permanecer principalmente na zona de Rishikesh, que fica situada no sopé dos Himalaias, às margens do rio Ganges e rodeada por montanhas. É um local muito relaxante e agradável com imensos templos, ashrams, escolas de Yoga e grutas. Apesar do número de visitantes aumentar todos os anos, Rishikesh continua a ser um local de referência e de eleição para quem se dedica ao estudo e prática de Yoga, Meditação e Vedanta. 
Nos cafés e restaurantes encontramos viajantes como nós, nas ruas cruzamo-nos com a população local, sem esquecer as livrarias na lista de pontos de encontro e verdadeiras bibliotecas de Yoga! Em todos estes locais cria-se empatia e as conversas vão parar quase sempre... ao Yoga, espiritualidade, sentido da vida e auto-conhecimento! Aqui as conversas banais são incontornavelmente... sobre Yoga!   
Termos estado na Índia pela primeira vez há mais de 10 anos atrás, e em Rishikesh em particular, teve um impacto grande em nós, na nossa prática e forma de ver o Yoga. 
Queremos partilhá-lo convosco!

GONÇALO CORREIA
Conheceu o Yoga e a Meditação em 1997. Fez formação em Yoga e em 2004 fez a primeira viagem à Índia. Voltou nos anos seguintes, perfazendo um total de mais de 10 meses de prática de Yoga e estudo intensivo.  
Dá aulas de Yoga há 14 anos no Porto e actualmente no seu centro Yoga Kshetra, juntamente com a sua companheira Lídia Marques. Dedica-se também à formação e colaboração com outros colegas.

MARCO PERALTA 
Senior Yoga Teacher pela Yoga Alliance Professionals. Dedica-se ao estudo e prática do Yoga desde 1996 e começou a ensinar à cerca de 19 anos. Fez formação em Portugal, Brasil, Inglaterra, Grécia e Índia em vários estilos de Yoga.
Autor dos cd's: Yoganidrá - Descontração Profunda e Sê Quem Tu És - Meditações Guiadas. Actualmente dedica-se principalmente a formar novos Professores de Yoga e Meditação e a escrever para futura publicação, sobre os temas: Yoga, Consciência, Não dualidade e Meditação.

ITINERÁRIO RESUMIDO
(16 dias / 16 noites)
31 Jan: Saída de Portugal
1 Fev: Chegada a Delhi
2 Fev: Delhi / Rishikesh
9 Fev: Rishikesh/Haridwar/Rishikesh
15 Fev: Rishikesh / Delhi
17 Fev: Saída de Delhi (e chegada a Portugal)

PROGRAMA INDICATIVO

- Estadia de 2 dias em Ashram tradicional com um Swami de linhagem Shivananda e Satyananda (Bihar School of Yoga). Vivência de vida em ashram, prática e estudo diário de yoga, karma yoga, satsanga e meditação. Experiência directa do funcionamento e rotina de uma comunidade yogi dos Himalaias.

- Experiência de 4 dias de Hatha Yoga com um Yogacharya segundo o método Iyengar. Uma das maiores e mais sérias referências da zona de Rishikesh. O Centro de Yoga prima pela simplicidade e sinceridade da ciência do Yoga.

- Visita e satsangas com um Sadhu com experiência de mais de 40 anos a viver numa gruta. Uma das formas mais ancestrais de viver e aprofundar a prática do Yoga e Meditação com o objectivo do auto-conhecimento.

- Visita a templos, grutas, museus, livrarias e ashrams de relevância.

- Mahashivaratri ou "Grande Noite de Shiva", é uma das mais importantes celebrações na Índia, é uma data auspiciosa e com profundo significado espiritual.

- Participação em rituais (arati), pujas e satsangas na tradição do Advaita Vedanta e Jñana Yoga.
- Um dia livre; tempo para exploração pessoal.

Nota: 
O programa está sujeito a alterações.
Conhecemos pessoalmente todos os professores, sadhus, swamis e sannyasins com os quais vamos estar, praticar e estudar.
Intercalado com este programa haverá acompanhamento, práticas e sat sangas com os professores Gonçalo Correia e Marco Peralta.

PRÉ-INSCRIÇÃO:
+ INFORMAÇÕES:

ORGANIZAÇÃO:
Yoga Kshetra



Sem comentários:

Enviar um comentário