31.3.21

Entrevista sobre Yoga e Yoga Terapia com Gonçalo Correia e Marco Peralta


As perguntas que se seguem foram colocadas pela Yoga Alliance Profissionals e respondidas por nós. Esperamos que tanto as perguntas como as respostas possam ser úteis não só em remover dúvidas que possas ter acerca deste tópico, mas também para clarificar e suscitar a reflexão sobre o que é Yoga Terapia.

1 – Qual é a vossa visão de Yoga Terapia?

Yoga Terapia é uma contribuição fundamental do yoga para a vida moderna, baseada em princípios antigos, oferecendo soluções naturais e usando o que já tens dentro de ti (o teu corpo e a tua mente) para te curares e te veres como inteiro e completo/a independentemente das tuas circunstâncias, desta maneira contribuindo de forma muito real para um ser humano mais saudável.

Todas as técnicas de yoga que são usadas para autorrealização têm também efeitos terapêuticos no alívio e cura de doenças. Nas escrituras de yoga e no caminho do yoga, a saúde é considerada algo muito importante. A maioria destes benefícios estão nos dias de hoje a ser provados por meios científicos, demonstrando os efeitos terapêuticos e curativos destas técnicas e pontos filosóficos antigos – algo que nós, yogis, já sabemos por experiência direta.

Sempre relembrando de que no Yoga não há divisão entre a mente e o corpo, prática e filosofia – ambos estão ligados e, de certa maneira, ambos são um.

Nas escrituras, a doença é considerada simplesmente como uma causa da sensação de limitação e como um obstáculo ao objetivo do yoga. Várias escrituras antigas do yoga, como os Yoga Sutras, Yoga Vashistha, Hatha Yoga Pradipika e alguns Yoga Upanishads, entre outros textos, referem e descrevem este efeito terapêutico das técnicas de Yoga.

Temos aqui alguns exemplos:

Hatha Yoga Pradipika

Paschimottanasana é o melhor entre os asanas. Através deste asana as correntes prânicas sobem através de sushuma, o fogo digestivo aumenta, o abdómen torna-se plano, e o praticante torna-se livre de doenças. HYP 1:29

Isto chama-se padmasana, destruidor de todas as doenças. Pessoas normais não conseguem atingir esta postura, somente os poucos sábios nesta terra o conseguem. HYP 1:47

Seja novo ou velho, doente ou fraco, consegue-se atingir perfeição em todos os yogas através da prática. HYP 1:64

Yoga Sutra de Patañjali

 “Estes obstáculos são doença, inércia, dúvida, descuido, preguiça, indisciplina dos sentidos, visões errôneas, falta de perseverança, e retrocesso. YS 1.30

“Tristeza, desespero, instabilidade do corpo e respiração irregular distraem mais a consciência.” YS I.31

“As dores que ainda estão para vir podem e devem ser evitadas” YS 2:16

“Aplicando samyama no círculo do umbigo, adquire-se o conhecimento da constituição e funcionamento do próprio corpo.” YS 3.30

Yoga Vasistha

Diálogo entre Rama e Vasistha sobre a Doença (Vyadhi e Adhi) e suas Causas

(excerto retirado da 6ª secção (nirvana prakaranam) do Yoga Vasistha)

Rama perguntou: 

O que são as doenças (vyadhi), e o que são os distúrbios psíquicos (adhi)  e as condições degenerativas do corpo? Peço-lhe por favor, que me esclareça sobre estes assuntos.  

Vasistha continuou: 

Adhi e vyadhi são fontes de sofrimento. A sua prevenção  é a felicidade, a sua interrupção é a libertação. Por vezes elas surgem juntas, às vezes originam uma à outra, e outras vezes ainda elas se sucedem. A doença física é conhecida por vyadhi, e o distúrbio psíquico causado pelo condicionamento psicológico (neurose) é conhecido por adhi. Ambas estão enraizadas na ignorância e na maldade. Elas cessam quando o auto-conhecimento ou o conhecimento da verdade é obtido. 

A ignorância dá lugar à ausência de auto-controlo, e assim é-se constantemente invadido por ‘gosto’ e ‘não gosto’, e por pensamentos tais como ‘eu conquistei isto, eu ainda tenho que conquistar aquilo’. Tudo isto intensifica a ilusão e conduz aos distúrbios psíquicos.   

As doenças físicas são causadas pela ignorância, e simultaneamente, pela ausência total de restrição mental, o que leva a hábitos alimentares e de vida impróprios. Outras causas incluem actividades inoportunas e irregulares, hábitos pouco saudáveis, más companhias e pensamentos perversos. Elas também são causadas pelo enfraquecimento, agitação ou obstrução das nadis, impedindo assim o fluxo livre da força vital (prana). Por último, elas são causadas por um ambiente pouco saudável. Todos elas são, evidentemente, determinadas pelos frutos das acções passadas, realizadas num passado próximo ou distante. 

Vasistha continuou: 

Todos estes distúrbios psíquicos e doenças físicas surgem a partir dos quíntuplos elementos. Vou agora dizer-te como é que elas deixam de existir. As doenças físicas são de dois tipos: comuns e sérias. A primeira surge devido a causas do quotidiano, enquanto que a segunda é congénita. A primeira é corrigida através de meios terapêutivos/medicinais, adoptando também uma atitude mental adequada. Mas o segundo tipo de doença (sérias), assim como os distúrbios psíquicos, não terminam até que o auto-conhecimento seja obtido. A cobra que é vista na corda apenas morre quando a corda é novamente vista como corda. O autoconhecimento leva ao fim de todos os distúrbios físicos e psíquicos. Contudo, as doenças físicas que não são psicossomáticas podem ser tratadas com o auxílio de medicação, orações, e pela acção correcta, como também por banhos. Todos estes  têm sido descritos nos tratados médicos.  

Rama perguntou: 

Peço-lhe por favor, diga-me como é que a doença física surge dos distúrbios psíquicos, e como é que pode ser tratada por outros meios que não recorrendo à medicina.    

Vasistha continuou: 

Quando há confusão mental, o nosso caminho não é compreendido com clareza. Incapaz de ver o caminho à sua frente, o caminho errado é seguido. Assim, e devido a esta confusão, as forças vitais são agitadas fluindo ao acaso ao longo das nadis. Como resultado disso o prana é esgotado em algumas nadis enquanto que noutras encontra-se bloqueado.  

Depois seguem-se os distúrbios no metabolismo, indigestão, apetite excessivo, bem como funcionamento impróprio do sistema digestivo em geral. O alimento ingerido transforma-se em veneno. O movimento natural dos alimentos dentro e através do corpo é detido. Isto dá origem a várias doenças físicas.  

É assim que os distúrbios psíquicos levam a doenças físicas. Assim como myrobalan é capaz de movimentar os intestinos, certos mantras como ya, ra, la, va, também podem curar esses distúrbios psicossomáticos. Outras medidas a adoptar são acções auspiciosas e de natureza pura, o serviço a homens santos, etc. Através destes, a mente torna-se pura, e uma grande alegria brota no nosso coração. O fluxo das forças vitais ao longo das nadis passa a fluir como deveria (ou seja, correctamente). A digestão torna-se normal e as doenças cessam.    

2 – Como definiriam Yoga Terapia?

Yoga Terapia é a terapia que usa as técnicas, filosofia, fisiologia e psicologia do yoga para aliviar, tratar e curar doenças, mantendo sempre a consciência do objetivo e propósito do Yoga.

3 – Já experienciaram pessoalmente alguma forma de Yoga Terapia, e qual foi o resultado?

Sim, as maiores aplicações de yoga terapia que fizemos foram em nós próprios, E de certa forma este é o processo do yoga; usar as técnicas, filosofia, fisiologia e psicologia do yoga em nós próprios para remover obstáculos (visões erradas, crenças, doenças) que se possam ter à realização do yoga.

E também com o nosso ensino e experiência prática ao longo de muitos anos, com alunos com diferentes condições e questões de saúde física e mental (escoliose, reumatismo, psicose, esquizofrenia, depressão, infeções urinárias, osteoporose, vários tipos de cancro, etc.) com resultados excelentes.

(Marco) No meu caso eu tive experiência pessoal a usar yoga para lidar com trauma de perda trágica e repentina de família e amigos (melhor amigo aos 15 anos, e a minha irmã aos 40),  acidentes (cai de um telhado), e outras situações mais comuns de doença.

(Gonçalo) No meu caso, tive experiência pessoal a usar yoga para lidar com: dores de cabeça crónicas, raiva, infecções urinárias e falta de motivação para viver. A meditação fez-me experienciar muitos benefícios nos primeiros anos de prática, mas depois disso também despoletou depressão e falta de motivação para viver, e isto fez-me querer explorar de forma mais profunda as mesmas técnicas que me trouxeram tantos benefícios mas também despoletaram prejuízos.

4 – Alguns professores diriam que yoga é terapia e que não há necessidade de lhe chamar Yoga Terapia. O que é que acham?

O Yoga tem a sua própria perspectiva e abordagem ao lidar com doença (física, mental e emocional), mas yoga não é o mesmo que terapia.

Este é só um aspeto e um passo no Yoga (arambha avastha). Como dissemos antes, o objetivo do Yoga é auto realização.

Muitos alunos vêm praticar yoga e é muito comum que tenham questões de saúde para lidar. Utilizando Yoga Terapia, pode lidar-se com estas questões e o avanço dos problemas de saúde pode ser evitado (heyam dukham anagatam). Eles devem-se informar acerca da abordagem terapêutica do yoga, porque Yoga Terapia é necessária não só para tratar, mas sobretudo para prevenir problemas de saúde.

Cada pessoa é única. Alguns alunos deparam-se com desafios mentais, outros físicos, outros emocionais, especialmente se vêm para o yoga. Professores devem saber o que fazer e o que não fazer, e tomá-lo em consideração sabendo como ensinar, guiar e adaptar a prática, orientando os alunos de forma personalizada.

O aluno deve sentir melhorias nos problemas de saúde, ganhar autoconfiança na sua prática e caminho, e especialmente aperceber-se da totalidade de si mesmo na sua vida diária.

O aluno não é uma pessoa doente; ele tem uma doença com a qual se deve lidar.

5 – Estão preocupados que alguns terapeutas possam estar a fazer alegações exageradas acerca da efetividade do que oferecem com Yoga Terapia? 

Comparando com o que chegou a nós nas escrituras, estão a ser modestos.

Mas é muito importante que o professor seja sério e não promessa resultados que não pode oferecer. Ao mesmo tempo, o potencial que Yoga Terapia tem é tão grande que de certa forma não pode ser posto em palavras.

Yoga Terapia também pode ser complementar a outro tratamento alopático ou natural.

Devemos também enfatizar que na yoga terapia a responsabilidade está principalmente na aplicação prática das técnicas e filosofia na realidade da vida do paciente, e não só naquilo que ele faz quando vem à sessão de yoga terapia.

O Yoga desencadeia em nós potencial curativo, conectando-nos com os mesmos princípios universais criativos que sustêm toda a realidade manifestada. Nós ainda não encontrámos um limite para os benefícios e aplicações de Yoga terapia.

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